hp-support-head-portlet

Actions
Loading...
HP Customer Support - Knowledge Base

hp-contact-secondary-navigation-portlet

Actions
Loading...

hp-share-print-widget-portlet

Actions
Loading...
  • Information

    Audio or sound issues? Try our automated HP Audio check!

    Information

    Fix and resolve Windows 10 update issue on HP Computer or Printer. Click here

    Information
    Create an HP account today!

     Connect with HP support faster, manage all of your devices in one place, view warranty information and more. Learn more​

hp-concentra-wrapper-portlet

Actions
Loading...

Notebooks HP - Por que os computadores geram calor

Uma das perguntas mais comuns que qualquer fabricante de computador recebe de seus clientes é "Por que meu notebook gera tanto calor?"
O calor é um subproduto normal da operação do computador. Dependendo do modelo de um computador em particular, a produção de calor pode variar. Por exemplo, um computador de alto desempenho gera consideravelmente mais calor do que um computador de menor desempenho. Isso é normal.
Sob condições normais de funcionamento, a produção de calor do seu computador não deve ser motivo de preocupação. Na verdade, a produção de calor é geralmente um sinal de que o computador está funcionando da forma mais segura e mais eficiente possível. Caso o computador não possa distribuir o seu calor, ele pode se superaquecer e desenvolver problemas.
É normal um computador de alto desempenho ficar quente ao toque devido ao processador de alto desempenho e recursos gráficos. Por exemplo, os computadores HP ENVY foram projetado com múltiplos processadores de alto desempenho, gráficos avançados e um chassi de magnésio durável. Este tamanho físico durável transfere o calor de forma mais eficiente.

Quais são as partes do computador que geram calor?

Todos os computadores necessitam de eletricidade para funcionar, e alguns componentes do computador precisam de mais eletricidade do que outros. Como a eletricidade passa pelos circuitos e através de fios, encontra-se um grau de resistência natural. Esta resistência, como o atrito de duas mãos se esfregando rapidamente, cria calor. Alguns componentes, como os LEDs, necessitam apenas de uma pequena quantidade de eletricidade para funcionar e sua produção de calor é insignificante. Outros componentes, como a Unidade Central de Processamento (CPU) e a Unidade de Processamento Gráfico (GPU), precisam de consideravelmente mais energia elétrica. Além disso, a quantidade de eletricidade usada por esses componentes é altamente variável, dependendo do tipo e do número de aplicações em execução ou dos cálculos sendo realizados. Essas operações podem gerar uma quantidade perceptível de calor.
Os seguintes componentes geram a maior parte do calor em um computador:
  • CPU - A Unidade Central de Processamento (CPU) geralmente lida com processos que não são elementos gráficos pesados, como os dados de processamento de números em um programa de planilha eletrônica ou o tratamento da entrada de texto em um processador de texto. (Alguns computadores também podem usar seus CPUs para operações gráficas, embora com uma eficiência menor do que aqueles que têm uma GPU dedicada). Todo cálculo e instrução requer energia elétrica.
  • GPU - A Unidade de Processamento Gráfico (GPU) geralmente lida com processos que são gráficos intensivos. (Nem todos os computadores possuem um GPU). Os gráficos, especialmente renderizações em 3D como os encontrados em softwares de design industrial e video games, muitas vezes requerem diferentes tipos de cálculos e instruções do que geralmente podem ser processados por uma CPU. Operações gráficas são muitas vezes processados por um processador gráfico dedicado. Da mesma forma que a CPU, uma GPU processa bilhões de cálculos e instruções por segundo. Dependendo do tipo de programa que está sendo executado, a GPU tem o potencial de produzir mais calor do que a CPU.
  • Dissipador de calor - Um dissipador de calor é um dispositivo de condutibilidade térmica colocada sobre uma CPU ou uma GPU para absorver um pouco do calor que está sendo gerado. Processadores mais rápidos, bem como processadores de múltiplos núcleos, exigem dissipadores de calor maiores e mais elaborados para manter sua temperatura dentro de níveis aceitáveis​​. Uma vez que o calor é absorvido, é disperso em uma maneira controlada, seja pelo chassi do computador ou pelos ventiladores de refrigeração. Em muitos casos, os ventiladores são realmente integrados aos dissipadores de calor.
  • HDD - A unidade de disco rígido (HDD) contém pequenos discos que giram conforme as informações são gravadas e acessadas por outros componentes. Quando não há muita atividade de disco, o HDD se coloca em um estado de suspensão que não requer uma grande quantidade de eletricidade. No entanto, no momento que operações intensivas de dados, como copiar arquivos de e para o HDD ou copiar músicas de um CD para o disco rígido, são realizadas, um fluxo firme de eletricidade é necessário para manter os discos girando e isso gera calor.
  • ODD - A unidade de disco óptico (ODD) pode tocar CDs e/ou DVDs. Como um disco rígido, a unidade de disco óptico gira o disco de forma que os dados possam ser lidos e escritos. Ao contrário de um disco rígido que usa ímãs para ler e gravar os dados, uma unidade de disco óptico utiliza um laser. Tanto o movimento giratório dos discos como o laser exige um consumo grande de energia elétrica, e ambos podem potencialmente gerar um calor considerável.

Como o calor é removido do computador?

À medida que o calor dos vários componentes de hardware se acumula, ele deve ser disperso ou os componentes podem superaquecer.
Para um computador desktop, os componentes geradores de calor estão contidos em um chassi de grande porte que é colocado longe de você (talvez sob ou ao lado de sua mesa) e um ventilador sopra o calor para fora pelas aberturas na parte de trás de modo que você pode não estar ciente do calor gerado. Mas em um notebook, você provavelmente irá notar o calor, porque você está fisicamente mais perto de todos os componentes geradores de calor e das aberturas.
Esta dispersão de calor não é aleatória. Todos os produtos HP são projetados para maximizar a sua segurança e o seu conforto quando utilizado em ambientes normais de operação. A HP tem testado totalmente a temperatura da superfície de seus notebooks e elas estão abaixo da especificação da indústria para os limites de temperatura da superfície definidos pela Norma Internacional para Segurança de Equipamentos de Tecnologia da Informação, que também é conhecido como IEC 60950. Informações sobre IEC 60950 estão disponível em www.iec.ch.
O calor transferido ao chassi do notebook, enquanto perceptível, não é uma questão de segurança. A HP leva todas as questões possíveis de segurança e as preocupações a sério e mantém uma equipe dedicada para resolvê-los rapidamente caso ocorram.
O calor é disperso com segurança de seu computador das seguintes maneiras:
  • Material - O material usado para o chassi do computador tem um papel importante na dispersão de calor e permite que o calor passe por ele. Computadores de menor desempenho que geram menos calor podem usar materiais que são menos permeáveis ​​ao calor, como certos tipos de plástico. Ao trabalhar em tal computador, você pode não notar a produção de calor. Computadores de maior desempenho, por outro lado, podem usar materiais que são altamente permeáveis ​​ao calor, como certos polímeros ou metais. Estes materiais são usados ​​para ajudar na dispersão do calor gerado. Ao executar tarefas de processamento intensivo em tal computador, você pode perceber a produção de calor.
  • Design - O tamanho e o formato do chassi de um computador, e não apenas o tipo de material usado, também afetam a forma como o calor é dispersado. Há uma quantidade mínima de espaço livre no interior do chassi de um notebook. Os ventiladores são necessários para extrair o ar de refrigeração entre os componentes que geram o calor pelos canais projetados cuidadosamente. À medida que os computadores estão se tornando cada vez mais finos e menores, mais primorosos são os projetos de chassi utilizados para gerenciar o fluxo de ar e a dispersão de calor. De um modo geral, um computador de maior desempenho irá precisar de mais espaço para a dispersão de calor em comparação com um modelo de menor desempenho. Um computador de alto desempenho muito pequeno não pode efetivamente dispersar o calor gerado ou possui espaço suficiente para instalar os dissipadores de calor e ventiladores necessários.
  • Ventiladores - Os ventiladores extraem o ar frio de fora do chassi e o sopra sobre os componentes que produzem o calor interno. Quanto mais calor o computador gerar, mais rapidamente os ventiladores devem girar para mover a quantidade de ar necessária para ajudar a dispersar o calor. Os clientes às vezes comentam que podem ouvir mais o ventilador em um notebook de alto desempenho do que em outros modelos de notebook.
  • Aberturas - O fluxo de ar para dentro e para fora de um computador é fundamental para dispersar o calor dos diversos componentes de hardware. O posicionamento estratégico das aberturas no chassi pode maximizar o fluxo livre de ar de refrigeração pelo dispositivo. Um computador de maior desempenho pode possuir mais aberturas que suas contrapartes de menor desempenho.

Quais atividades geram o calor?

Como discutido, os dois componentes que geram a maior quantidade de calor em um computador são a CPU e a GPU. No entanto, o tipo de atividade que está sendo executado afeta a quantidade de calor gerada ou dispersada em um dado momento.
As atividades comuns que podem gerar calor são:
  • Jogar video games
  • Executar a manutenção do sistema
  • Copiar ou gravar um disco de áudio
  • Copiar e colar arquivos grandes ou em grande quantidade
  • Fazer download ou upload de arquivos para a rede
  • Assistir um filme
  • Transmissão de filmes ou músicas da Internet
  • Renderização de dados de vídeo ou áudio
  • Executar vários programas de processamento intensivo simultaneamente
  • Executar o computador como um servidor
  • Compartilhar arquivos entre vários computadores
O Calor em um computador pode ser afetado pelo ambiente físico onde o computador está localizado, e até mesmo pelas condições climáticas locais (como alta umidade).

Como você pode controlar o calor em um computador?

O perfil de aquecimento básico do computador é determinado pelas especificações de hardware e como o computador é utilizado. Caso você sinta que a produção de calor do seu computador está desagradável, há algumas coisas que você pode fazer para tentar reduzir um pouco o calor.
  • Desbloqueie as aberturas - Bloquear descuidosamente as aberturas de ar pressionando-as contra a parede ou colocar o notebook em um espaço fechado pode causar o aquecimento de um computador a temperaturas mais altas como não há uma saída para o ar quente se acumulando em seu interior. Se você desbloquear as saídas de ventilação, pode reduzir a temperatura do computador.
  • Coloque o computador sobre uma superfície adequada - Não coloque o notebook em uma superfície macia, como uma almofada ou no seu colo sem proteção. Materiais macios e roupas podem, inadvertidamente, bloquear as aberturas ou impedir a dispersão do calor do chassi do computador, conforme foi planejado. Sempre coloque o notebook sobre uma superfície dura, como uma mesa ou uma bandeja de colo que permitem um fluxo de ar ao redor do computador.
  • Mude o ambiente de computação - Caso você esteja usando o computador em um ambiente quente e úmido, mova-o para um ambiente mais frio e seco. Por exemplo, usar o computador em uma sala que não possui ar-condicionado em uma região tropical ou subtropical pode causar aquecimento adicional. Leve o computador para um ambiente com ar-condicionado para mantê-lo fresco, bem como remover alguma umidade do ar.
  • Soprar a poeira - É normal que poeira se acumule dentro do computador com o passar do tempo. Tal como acontece com as aberturas bloqueadas, a poeira dentro do computador pode interferir no fluxo de ar e pode impactar a dispersão de calor. Use ar comprimido para limpar as aberturas com poeira acumulada. Bombas de ar comprimido, projetados especificamente para uso em computadores, são vendidas em muitas lojas de computador.
  • Ajuste as opções de energia do computador - O Windows 7 e o Windows Vista possuem opções de gerenciamento de energia que permitem que você defina o nível de desempenho do computador. Maior desempenho requer mais energia elétrica que posteriormente gera mais calor. Você pode reduzir o desempenho do computador para reduzir os requisitos de energia, diminuindo um pouco a produção de calor.
  • Ajuste o desempenho da CPU e da GPU - Muitos fabricantes de CPU e GPU possuem ferramentas que podem ser baixadas a partir de seus web sites para ajustar o desempenho do processador. Reduzir as configurações de desempenho da CPU e da GPU pode reduzir a quantidade de calor gerada.
  • Use um sistema de refrigeração - Existem muitos tipos de sistemas de refrigeração para computadores de alto desempenho. Por exemplo, há bandejas de notebook elevadas com sistemas mecânicos ou com líquidos de refrigeração disponíveis para compra. Você nunca deve desmontar um computador HP e instalar um sistema de refrigeração alternativo. Fazer isso pode afetar a cobertura da garantia e pode ter resultados imprevisíveis causando danos irreparáveis ​​ao computador.
  • Suspenda o uso de múltiplas aplicações de processamento intensivo ao mesmo tempo - Caso a produção de calor esteja realmente preocupante, você pode reduzir os requisitos de energia usando apenas um aplicativo de processamento intensivo de cada vez.
  • Use o Assistente de Suporte HP para ficar atualizado - Para ajudar a aperfeiçoar o desempenho, a HP sugere baixar e executar o Assistente de Suporte HP para verificar e instalar a última versão do BIOS e do software do sistema. A HP atualiza periodicamente os drivers de dispositivos críticos e os recursos do BIOS que podem afetar o perfil de aquecimento de um computador. Execute o Assistente de Suporte HP com frequência para garantir que não está faltando atualizações importantes em seu computador que podem afetar a quantidade de calor gerada pelo computador. Se você optar por não utilizar o Assistente de Suporte HP, você pode ir à página de suporte e drivers da HP para instalar as atualizações manualmente.
Uma vez que você está acostumado com o perfil de aquecimento do seu computador, caso você perceba que o computador começou a aquecer acima do normal, ou começou a se comportar de forma irregular quando se aquece, desligue-o imediatamente e entre em contato com o suporte HP.
  warning:
Os notebooks HP são aperfeiçoados segundo as normas internacionais de segurança, incluindo questões relacionadas ao calor e ao uso de peças que são mantidas e controladas pela HP. Remover o hardware especificado de um computador HP e substituí-lo por peças que não foram emitidas pela HP pode fazer com que o computador funcione mais quente do que normal.

hp-feedback-input-portlet

Actions
Loading...

hp-feedback-banner-portlet

Actions
Loading...

hp-country-locator-portlet

Actions
Loading...
Country/Region: Flag United States

hp-detect-load-my-device-portlet

Actions
Loading...